segunda-feira, maio 15, 2017

Artesanias: como quebrar e consertar os braços de uma action figure do Batman

A postagem de hoje ainda é na temática “homem adulto que gosta de bonequinhos”. O foco, como diz o título, é a fantástica arte de quebrar um boneco que veio dos Estados Unidos numa negociação de transporte com uma amiga que estava de férias por lá. Na segunda parte da aula vamos focar em como consertar as drogas que você faz. Vamos lá: 

O boneco do Batman em questão é da série DC Collectibles Batman: Arkham Asylum. Veio num pack que incluía um Bane grandão. Comprei na Amazon há uns dois anos.  


Coisa linda de se ver. Daí, no ano passado, numa dessas arrumações de casa, a patroa botou todo mundo da coleção dentro de uma caixa, uns em contato direto com os outros, me avisou que era temporário e que devíamos buscar jeito de protege-los melhor. Eu? Esqueci disso, claro, ocupado com os meus nada muito urgente para fazer. 


Resultado: há uns dois meses resolvi finalmente proteger todo mundo com plástico bolha até a hora em que comprar a estante. Imaginem minha cara de horrorizado quando apareceram vários bonequinhos com articulações frouxas ou peças separadas. Algumas era questão só de encaixe e foi fácil resolver. A dica é esquentar água, mergulhar a peça no líquido por um ou dois minutos e apertar. Fica molinho e fácil de encaixar. Para tirar, a mesma coisa. 


Já o Batman tinha um complicador: o pino de plástico dos braços havia sumido. O que fazer, o que fazer? Como preservar a mobilidade das articulações?






Pobre Bats, todo deficiente...
  
Deixei ele no bolo dos bonecos a consertar. Enquanto não aparecia solução, já fui vendo o preço de um novo, mesmo que loose, lá nos eBay e Aliexpress da vida. Daí, um dia, do nada, mexendo numa pecinha dessas do jogo pega vareta, apareceu a solução: a espessura era adequada para ser o pino dos braços. 

Conversei com meu filho, que apesar de ter apenas nove anos possui uma análise muito boa para estas coisas. Ele concordou que valia a pena arriscar e lá fui customizar os bracinhos do Batman. 

Comecei cortando as pontas de uma vareta e encaixando-as em cada buraco. Aí, lixei de leve com uma dessas lixas que vem nos cortadores de unha.




Olha cirurgia em andamento



Paciente quase pronto

Depois misturei pinturas PVA, dessas de fazer artesanato, branca e preta até atingir a coloração cinza do uniforme do boneco. Pintei e tcharam! Olhem o Batman totalmente restaurado e a custo quase zero, pois todo o material já estava em casa. Tudo muito simples e rápido.






Uma lição fica disso: nunca jogue num bolo só as suas actions figures. Nem que seja provisoriamente.

Nenhum comentário: