quarta-feira, novembro 18, 2015

Sobre comentários xenofóbicos

Comentário xenofóbico do dia: "Chegaram os sírios bolivarianos.". 

Disponível na matéria http://www.folhabv.com.br/noticia/Venezuelanos-vem-para-RR-fugindo-da-crise-/11591

Me entristece, me enraivece, me emputece gente que não entende que as sociedades foram transformadas pelas migrações, pelo contato entre os diferentes.

Me entristece, me enraivece, me emputece gente que desconhece que há poucos anos o Brasil era o país em crise e que a Venezuela recebia milhares de migrantes daqui, dando a todos a oportunidade que não encontravam em sua terra natal.

Me entristece, me enraivece, me emputece gente sem o mínimo filtro entre a mente retrógrada e a língua e os dedos soltos a falar e escrever bobagens sobre os nossos vizinhos usando chavões esculpidos pela imprensa sulista e encampados pela mídia regional.

Me entristece, me enraivece, me emputece todo pensamento xenofóbico, discriminatório e preconceituoso. Sou filho de gente que foi embora para a Venezuela na década de 1970, viveu, foi triste e foi feliz lá, mas decidiu voltar e ser triste e feliz no Brasil.

Me entristece, me enraivece, me emputece gente que acha lindo reclamar dos muros entre Israel e Palestina, México e Estados Unidos, Europa e Oriente, mas que não duvidaria um segundo em fechar a fronteira aqui do lado.

Me entristece, me enraivece, me emputece gente que não se esforça para ser gente.

Nenhum comentário: