quinta-feira, outubro 04, 2012

Uma cidade desmanchando


Está cada vez mais complicado dirigir nos horários de pico em Boa Vista. Falta engenharia de trânsito, sobram buracos e má educação. Os guardas e as campanhas educativas contínuas sumiram.

Está cada vez mais complicado admirar a natureza em Boa Vista. Falta educação ambiental, sobre gente avançando sobre os igarapés e poluição. 

As políticas culturais inexistem. Cidade criativa é um termo ouvido ao longe em programas da TV paga. Preservação do patrimônio material e imaterial é coisa de gringo que não tem o que fazer. Quando se faz, faz-se festa, pura e simples, sem deixar nada para o outro dia.
 O sistema de transporte coletivo é caótico e ineficiente. A gestão pública atingiu seu ápice de incompetência. O grau foi tão elevado que ninguém quis ligação com a administração vigente, nem a chapa cuja  candidata a vice é do partido do prefeito.

Chegou-se a tal ponto que a principal promessa é “reerguer, revitalizar, renovar, restaurar” Boa Vista. Tudo focado em tapar buracos e limpar ruas. Estão oferecendo o básico quando deveríamos estar à espera de projetos de desenvolvimento sustentáveis para todos os setores. Mas não foi assim e é pelo básico que estamos desesperados.
A cidade está desmanchando diante de nossos olhos. E isso não é uma metáfora.
Na perifa, o medo do roubo, do furto, do assalto é uma constante, sobretudo nas horas de ir e vir da escola, do trabalho.
Na perifa, o pouco que se faz no centro não reverbera. A perifa está à própria sorte e os meninos estão cada vez mais armados, mais furiosos, achando que tudo de bom não é para eles e por isso devem pegá-lo à força do facão. Eles não sabem que todos estão descontentes, menos os grupos que sempre se dão bem, alimentando e sendo alimentados pelo dreno da corrupção.
Uma hora essa bomba estoura de vez.

Os culpados? Diretamente: os governantes e seus assessores, os dirigentes, os parlamentares, especificamente os aliados de hoje e de ontem, que não cobraram eficência, pois estavam ocupados fazendo qualquer coisa menos cumprindo suas obrigações.

Indiretamente: a população do “deixa-pra-lá” e do “toma-lá, dá-cá”, os indiferentes, os aproveitadores, os que acham que é assim mesmo, os que não percebem que o buraco está crescendo e uma hora todo mundo vai cair.

Independente do resultado desta eleição, boa sorte para todos, sobretudo para os que vamos continuar dirigindo no trânsito infernal, usando o sistema público de saúde e de educação, procurando emprego ou tentando montar negócio, esperando políticas públicas para setores fundamentais ao progresso coletivo.

Tomara que a boa sorte chegue antes da cidade sumir em meio a tanto descaso.

Nenhum comentário: