quarta-feira, janeiro 27, 2010

Ministério da Cultura lança cinco editais para produção de conteúdos audiovisuais
 
O Ministério da Cultura lança nesta quinta-feira (28) cinco editais voltados à produção de conteúdos audiovisuais. O anuncio será feito pelo secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, na 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes. A portaria com os editais será divulgada do Diário Oficial da União, no dia 29. Todas as inscrições vão até 15 de março.






Confere quais são e vê se te interessam:

Longa metragem de ficção ou animação com temática infantil;
Longa Metragem de Ficção de Baixo Orçamento;
Curta Metragem de Ficção ou Documentário;
Longa Metragem de Ficção para Roteiristas Estreantes;
Longa Metragem de Ficção Para Roteiristas Profissionais.

A matéria completa, com todos os detalhes sobre prazos e verba está aqui, a um clique.

terça-feira, janeiro 26, 2010

Conferenciando


Participei no último sábado (23) da assembléia setorial de cultura do segmento Livro, leitura e literatura, etapa preparatória da II Conferência Nacional de Cultura.

O evento, que como integrante do Coletivo Arteliteratura Caimbé ajudei a organizar, começou às 8h, na videoteca do Palácio da Cultura, aqui mesmo em Boa Vista, capital de Roraima. Pela manhã focou-se nos cinco eixos do texto base da conferência. Eu explanei sobre o eixo quatro, “cultura e economia criativa”.

À tarde, os participantes (poetas, cronistas, historiadores, professores universitários e um livreiro), reuniram-se para discutir e escolher as três propostas que serão apresentadas na pré-conferência nacional, marcada para a segunda quinzena de fevereiro em Brasília.

 

Depois disso foram votados e escolhidos os delegados titulares do segmento: professor Roberto Mibielli e os escritores/cronistas Afonso Rodrigues e Edgar Borges (ou seja, eu).

Como suplentes ficaram Josimar Sousa, o professor Devair Fiorotti e o livreiro Antonio Benttes.

Colega no Coletivo Caimbé e servidora municipal na área de cultura, Zanny Adairalba foi indicada representante do poder público.

No segmento Artes Visuais, Tana Halú, também do Coletivo Caimbé, foi eleito delegado.

Ou seja, em fevereiro vai todo mundo do Caimbé para BSB para falar sobre cultura.

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Assembleias discutem cultura de Roraima


VANESSA BRANDÃO (publicado na Folha de Boa Vista)


Diversos profissionais de variadas áreas relacionadas à cultura estão mobilizando o maior número de pessoas para participar da Assembleia Setorial de Cultura, que será realizada neste sábado, a partir das 08h, na Videoteca do Palácio da Cultura.

Carla Gisele, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), explica que a reunião é um momento importante para a cultura de Roraima, já que vai reunir vários seguimentos desse setor para discutir o texto básico da Conferência Nacional de Cultura, além de eleger os delegados que irão representar Roraima nas pré-conferências de Cultura. “É importante que Roraima participe com o maior número possível de delegados para garantir a nossa representatividade”, diz.

Vinícius Tocantins, facilitador do Ministério da Cultura (Minc) para a Assembleia Setorial de Música de Roraima, acredita que a assembleia é o momento para que todos entendam como está acontecendo o processo de discussão da cultura no Brasil. “Vamos eleger nessa assembleia setorial três delegados e três suplentes de cada seguimento cultural, e esses irão participar de suas respectivas pré-conferências setoriais. A de música, por exemplo, acontece no dia 28 de fevereiro”, diz.

Os segmentos culturais são: artesanato, arte digital, artes visuais, arquitetura/urbanismo, audiovisual, circo, culturas afro-brasileiras, culturas indígenas, culturas populares, dança, design, literatura, livro e leitura, museus, música, patrimônio imaterial, patrimônio material e teatro. O três delegados de cada segmento fazem parte e serão eleitos pela sociedade civil. Além deles, o poder público também vai indicar um delegado de cada segmento.

“Essa discussão é interessante porque vai moldar as políticas públicas de Roraima e do Brasil. É uma oportunidade única onde a sociedade civil e o poder público estão atuando juntos. É um divisor de águas para a cultura de Roraima”, diz Zanny Adairalba, gestora cultural da Fetec e participante do coletivo Arteliteratura Caimbé.

As pré-conferências devem acontecer ao longo do mês de fevereiro, provavelmente em Brasília. Os delegados viajam com despesas pagas pelo Minc. Em Roraima, as instituições organizadoras da Assembleia Setorial de Cultura são a (FETEC), o Núcleo de Cultura do Estado de Roraima, o Fórum Permanente de Cultura de Roraima, Coletivo Arteliteratura Caimbé, Coletivo Canoa Cultura, IPHAN, Ministério da Cultura. O Comitê Organizador das Assembleias Setoriais de Cultura é formado por Hudson Romério, Edgar Borges, Zanny ADairalba, Vinícius Tocantins  e Carla Gisele.

terça-feira, janeiro 19, 2010

Rock e clip feitos em Roraima






A galera da banda Somero lançou na última semana o seu primeiro videoclip, dirigido por Alex Pizano. A música é o do vocalista Vinicius Tocantins e foi inspirada no atual namoro do roqueiro indie.

Para ver outros vídeos da banda no Youtube, vai aqui. Lá tem, mas vou te adiantar aqui, o link para você dar uma subida no palco MP3 dos caras.


Ah, o restante dos créditos do clipe: fotografia de Orib Ziedson e Farley Santos como assistente de direção.


P.S.: essa galera também foi responsável pelo primeiro longametragem de Roraima: Remanescente das Sombras, sobre o qual algo já foi dito neste blog.

P.S.2: ando sem o sistema de comentários. Perdi o haloscan por não querer pagar, não sei o que aconteceu com o sistema Intense Debate (ou o contrário) e não sei o que rolou com o sistema do blogger. Se quiser comentar, manda e-mail: edgarjfborges@gmail.com ou tuita: @borgesedgar

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Saiu o resultado do Edital de Patrocínios 2010 do Basa 






De Roraima foram selecionados os projetos “Palco Cultural Empreendedor”, apresentado pelo Idesat (Instituto de Desenvolvimento Social, Ambiental e Tecnológico da Amazônia), ligado à Faculdade Atual da Amazônia; e “I Copa Banco Da Amazônia de Futebol Sub 12”, apresentado pela Fetec (Fundação de Educação, Turismo,Esporte e Cultura de Boa Vista), ligada à Prefeitura de Boa Vista.

Os projetos selecionados deverão apresentar as suas documentações atualizadas para contratação até 01/02/2010, conforme item 4 do edital.

Para checar se o teu projeto ganhou ou se alguém de teu Estado ganhou (e morder-se de inveja), acessa o site do Banco.

E caso te interesse, estão abertas as inscrições para o “Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais”. Os vencedores receberão o valor de R$ 15.900,00 para as despesas com montagem de cada mostra. Dá uma olhada no edital.

segunda-feira, janeiro 11, 2010

terça-feira, janeiro 05, 2010

Feriados e pontos facultativos de Boa Vista em 2010


Esse assunto foi um dos que mais gerou acessos no blog em 2009. Como todo mundo adora descansar (eu, inclusive, muito mais que a maioria), vai aqui a relação das datas em que poderão acordar mais cedo depois da noite de farra ou acordar mais cedo para tomar sol e ir pescar nos rios e igarapés de Roraima. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista, Nº 2609, de 5 de janeiro de 2010.



PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA


GABINETE DO PREFEITO


PORTARIA Nº 001/P DE 04 DE JANEIRO DE 2010.


O Prefeito de Boa Vista - RR, no uso de suas atribuições legais, e considerando o disposto no art. 62, II; em conformidade com o Art. 75, II, "g", da Lei Orgânica do Município, de 11 de julho de 1992,


RESOLVE:


Art. 1º - Divulgar os dias de feriados nacionais, estaduais, municipais e pontos facultativos do ano de 2010, para cumprimento nas repartições públicas do Município de Boa Vista.


1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional);


20 de janeiro, São Sebastião (feriado religioso municipal);

15 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo);

16 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo);

17 de fevereiro, quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até às 14 horas);

02 de abril, Paixão de Cristo (ponto facultativo);

21 de abril, Tiradentes (feriado nacional);

1° de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional); ESSE AQUI CAI NUM SÁBADO. NÃO SE EMPOLGA.

03 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo);

29 de junho, São Pedro (feriado religioso municipal);

09 de julho, Aniversário do Município (feriado municipal);

07 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);

05 de outubro, Aniversário do Estado (feriado estadual);

12 de outubro, nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

01 de novembro, Dia do Servidor Público - art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, (ponto facultativo) comemoração do dia 28 de outubro;

02 de novembro, Finados (feriado nacional); AQUI VAI SER ENGATADO...


15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional);

08 de dezembro, Nossa Senhora da Conceição (feriado municipal);

24 de dezembro, véspera do Natal (ponto facultativo após as 14 horas);

25 de dezembro, Natal (feriado nacional); e

31 de dezembro, véspera de Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas);

Art. 2º - Recomendar aos dirigentes dos órgãos e entidades para que seja preservado o funcionamento dos serviços essenciais, afetos às respectivas áreas de competência.

Art. 3º - Esta Portaria tem efeito retroativo a 01 de janeiro de 2010.

Gabinete do Prefeito Municipal de Boa Vista - RR, em 04 de janeiro de 2010.



Iradilson Sampaio de Souza
Prefeito Municipal de Boa Vista

domingo, janeiro 03, 2010

Em 2010?





Calçada no Centro de Boa Vista



Quero a classe de um blog escrito com estilo português.


Quero domingos de paz, música e ventos frios à sombra.


Quero beijar nos becos, debaixo de pés de cajus, ouvindo pássaros alegres.


Quero lembranças, quero o presente.


Em 2010...


Quero ser lido, quero ser ouvido, quero ser amado e, se alguém quiser, detestado.


Quero lembrar de Neruda escrevendo “es tan corto el amor y tan largo el olvido”.


Quero rir com(o) um índio, quero mergulhar em igarapés à sombra de buritizais.


Quero mais quem 2009.


Em 2010...


Quero a liberdade das não coincidências, dos acasos do destino.


Quero tropeços, quero pedras, quero flores, quero morros silenciosos, quero o lavrado susurrante.


Quero mais América Latina, mais raiz, mais origem, talvez até um reencontro com Pacha Mama.


Ah, 2010, o que queres me dar e o que querem outros de ti?

sexta-feira, janeiro 01, 2010

Para começar pensando no quem vem por aí




Também aceito sugestões de músicas em português, mas por enquanto esta foi a principal canção que achei com a temática “vamos recomeçar tudo de novo”. Em todo caso, um fantástico 2010 para todos nós.










New year’s day


Yeah...
All is quiet on New Year's Day.
A world in white gets underway.
I want to be with you, be with you night and day.
Nothing changes on New Year's Day.
On New Year's Day.
I... will be with you again.
I... will be with you again.
Under a blood-red sky
A crowd has gathered in black and white
Arms entwined, the chosen few
The newspaper says, says
Say it's true, it's true...
And we can break through
Though torn in two
We can be one.
I... I will begin again
I... I will begin again.
Oh, oh. Oh, oh. Oh, oh.
Oh, maybe the time is right.
Oh, maybe tonight.
I will be with you again.
I will be with you again.
And so we are told this is the golden age
And gold is the reason for the wars we wage
Though I want to be with you
Be with you night and day
Nothing changes
On New Year's Day
On New Year's Day
On New Year's Day