segunda-feira, abril 12, 2010

Sobre participação no Conselho Nacional de Política Cultural


Amigos e amigas de jornada literária no Norte do Brasil,
 
Este post é para relatar a minha participação, representando a região Norte, na reunião do colegiado do livro, leitura e literatura do Conselho Nacional de Política Cultura, realizada no dia 6 de abril.

 


O encontro em Brasília teve participação de representantes de quatro macrorregiões e das cadeias produtiva, mediadora e criativa. Algumas pessoas não participaram por problemas de transporte (a chuva da semana passada e a confusão do MinC na hora de mandar as passagens prejudicaram todos os segmentos).

Do Norte, o escritor João de Castro (PA) também esteve presente. Ele faz parte dos representantes da cadeia criativa. Ficou apenas um dia pois tinha de voltar para agilizar o II Jirau da Literatura Paraense.

A reunião aconteceu à tarde. O foco foi definir uma agenda de trabalho para as reuniões que serão realizadas este ano em maio e em setembro. Talvez haja uma reunião extraordinária em junho, durante o encontro dos Territórios da Leitura.

A ausência de alguns conselheiros impossibilitou que fosse escolhido o representante de nosso colegiado para o plenário do CNPC. Pelo mesmo motivo não houve posse oficial. O MinC se comprometeu a publicar a relação dos nomes no Diário Oficial da União até o mês de maio.
 
A comissão que organiza o CNPC distribuiu cópias do plano nacional de cultura e um relatório de atividades dos dois primeiros anos de nosso colegiado e do CNPC.

Nos dias 7 e 8, juntamente com outros conselheiros de nosso segmento, participei como espectador da 9ª reunião ordinária do CNPC, cujos detalhes vocês podem conferir clicando nos seguintes links:
 
É importante que todos estejam cientes do que trata este projeto e de sua importância para a política cultural do país. A mobilização dos deputados de nossa região é fundamental. 

Do Norte apenas o Tocantins e Rondônia (deputados Marinha Raupp e Nilmar Ruiz) têm representação na comissão especial que analisa a PEC do SNC.

Esse povo tem que ser estimulado a aprovar o projeto. Para quem não conhece o que é o SNC, vai o link do blog:

A votação do relatório será nesta quarta-feira (14), conforme esta matéria do MinC e a agenda da comissão publicada no site da Câmara:

Acessando este, é possível ver ao lado esquerdo da tela um link para verificar quem faz parte da comissão)

Durante todos os dias foi ressaltada a necessidade da sociedade “apropriar-se” (palavra usada a toda hora pelos técnicos do MinC) dos documentos resultantes da II Conferência Nacional de Cultura.

Quem ainda não baixou as propostas, pode fazê-lo clicando neste link:
 
Colegas de literatura, por enquanto o que tenho a dizer é isso. Organizem-se e cobrem em seus estados apoios de suas bancadas para aprovação dos projetos. Eles nos beneficiam diretamente com a melhoria das políticas públicas para nossas áreas de atuação.

É isso. Um abraço literário.

Nenhum comentário: