sábado, março 20, 2010

“2 exemplos de crônicas”, o criador



Em janeiro de 2008 voltei a trabalhar como professor universitário, desta vez numa instituição particular. Era a turma do terceiro semestre de jornalismo a bola da vez. O trabalho: Oficina de Texto II e uma outra que não me lembro.


Em Oficina de Texto, a idéia era montar um jornalzinho mensal, estimulando o povo a escrever e recompensando-os com a publicação do material em um suporte tangível.


No meio do planejamento da disciplina, surgiu a necessidade de trazer exemplos para o pessoal. Como a instituição tem vários laboratórios e muitos tinham internet em casa, aliado ao fator “vamos economizar papel”, decidi criar um blog com exemplos de crônicas, cartuns, reportagens e outros elementos do jornalismo impresso. Além disso, o blog serviria para publicar as impressões de cada um a respeito das matérias que produziram.


Assim foi feito. Exatamente no dia 1º de fevereiro de 2008, 20 dias após o nascimento do Edgarzinho, publiquei o post “2 exemplos de crônicas” e o que era para atingir somente uma disciplina virou uma referência no Google. Basta digitar “exemplos de crônica” ou “exemplos de crônicas” e lá está o blog, na segunda colocação.


Desde aquele dia, quase 70 mil pessoas visitaram o blog. 348 comentaram o referido post, muitas agradecendo a dica e o fato de ajudá-las a salvar a nota em redação, outras xingando em uma língua que parece ser português. Um bocado usa a caixa de comentários para mandar recado para outros comentaristas, como se uma sala de bate-papo.


O que me fascina é o fato dos comentaristas, grande parte estudante do ensino médio, agradecer por ter colocado os exemplos. A idéia geral é que a molecada pega, copia e vai embora sem deixar rastos. Bom, não é isso o que rola no blog que era da turma do terceiro semestre, foi abandonado, mas continua lá, servindo de ajuda a um tantão de gente desse Brasil.


Ficou curioso? Vai no Google e faz como disse lá encima.


Detalhe: em dois anos o blog teve mais acessos que estas Crônicas da Fronteira em quase seis. Acho que vou mudar o nome para “Exemplos de Crônicas da Fronteira”. Quem sabe assim aumento a visitação?

Nenhum comentário: