quinta-feira, novembro 05, 2009

Índio cientista social


Daí estava eu navegando no site da Universidade Federal de Roraima, do mesmo jeito que faço periodicamente para saber o que rola na facul onde terminei duas graduações, quando vi a matéria chamando o povo para colaborar com uma revista de Ciências Sociais.





Como no final do ano passado havia mandado um artigo para a mesma e nunca mais vi meu querido ex-professor/orientador Linoberg Almeida para saber se havia sido aprovado, decidi checar quantas edições haviam sido publicadas e se por acaso eu estava no meio.


Clica aqui, clica lá, cheguei na página da revista e de lá cheguei na penúltima edição. Não consegui checar a data do lançamento, mas descobri que o bendito artigo está lá e eu não estava sabendo. Como se diz por aí, o redator é sempre o último a saber da publicação.






O artigo, elaborado a partir de uma monografia apresentada no curso de Sociologia da Universidade Federal de Roraima, apresenta a relação entre as memórias de adultos e idosos e os comportamentos sociais existentes em décadas passadas na avenida Jaime Brasil, Centro de Boa Vista, capital do Estado.

Também busca entender como a sociabilidade local foi influenciada pela expansão comercial da referida via. Os depoimentos dos entrevistados ajudam a registrar como era o cotidiano da cidade e são analisados a partir de conceitos como memória pessoal e memória coletiva, lugares e não-lugares.


As palavritas-chave são memória, espaço urbano, socialização, Boa Vista.


Acessa aqui o artigo, please, e depois, se estiver querendo, volta aqui e me diz se gostou de meu lado cientista social (ou não...)

Nenhum comentário: